A história de Romilda Silva da Conceição, uma idosa de 82 anos residente em Feira de Santana, Bahia, é um testemunho inspirador de que nunca é tarde para perseguir sonhos e alcançar conquistas notáveis. Após décadas dedicadas à criação de filhos e netos, Romilda decidiu retomar os estudos, matriculando-se na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Sua trajetória educacional não apenas a levou de volta às salas de aula, mas também a conduziu a uma conquista extraordinária: uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A decisão de voltar aos estudos
A decisão de Romilda Silva da Conceição de retornar aos estudos aos 82 anos não foi tomada de repente. Foi o resultado de uma vida de experiências, desafios e um desejo latente de aprender que nunca se apagou completamente. Para compreender plenamente a magnitude desta decisão, é crucial examinar o contexto de sua vida e os fatores que a levaram a dar este passo corajoso.
Nascida em uma época em que a educação formal não era uma prioridade para muitas famílias, especialmente para meninas em áreas rurais, Romilda enfrentou obstáculos significativos em sua jornada educacional inicial. O Brasil das décadas de 1940 e 1950, período da infância e juventude de Romilda, era marcado por disparidades educacionais profundas, com acesso limitado à escolarização em muitas regiões do país.
O apoio de sua família, especialmente de sua filha Raíne Conceição, foi importante na decisão de Romilda. Este suporte emocional e prático ajudou a superar dúvidas e dificuldades iniciais, encorajando-a a perseguir seu sonho educacional.
A decisão de Romilda de voltar aos estudos aos 82 anos é um testemunho de sua coragem, determinação e amor pelo aprendizado. Ela demonstra que o desejo de conhecimento e crescimento pessoal não tem idade e que é possível superar barreiras sociais e pessoais em busca de realização educacional. Sua história serve como inspiração para muitos, mostrando que nunca é tarde para perseguir sonhos e que a educação é um direito e uma possibilidade para todos, independentemente da idade.
Os desafios do retorno à sala de aula
O retorno de Romilda Silva da Conceição às salas de aula aos 82 anos foi marcado por uma série de desafios únicos. Sua trajetória não foi apenas sobre aprender novos conteúdos, mas também sobre adaptar-se a um ambiente educacional muito diferente daquele que ela conheceu em sua juventude.
Um dos maiores desafios para Romilda foi adaptar-se às tecnologias modernas utilizadas na educação contemporânea. Computadores, tablets e até mesmo calculadoras científicas eram ferramentas com as quais ela tinha pouca ou nenhuma familiaridade. A necessidade de aprender a usar esses dispositivos, Além de absorver o conteúdo acadêmico, representou uma curva de aprendizado desafiadora.
Educação para Jovens e Adultos (EJA)
A decisão de Romilda Silva da Conceição de se matricular na Educação para Jovens e Adultos (EJA) marcou o início de uma nova e emocionante fase em sua vida. O programa EJA, desenvolvido especificamente para atender às necessidades educacionais de pessoas que não completaram sua escolaridade na idade convencional, proporcionou a Romilda um ambiente estruturado e acolhedor para retomar seus estudos. Esta seção explora em detalhes a experiência de Romilda no programa EJA, destacando os aspectos únicos desta modalidade de ensino e como ela se adaptou e floresceu neste novo ambiente educacional.
A Olimpíada Brasileira de Matemática
A participação de Romilda na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi um capítulo surpreendente em sua jornada educacional. Esta competição, conhecida por seu alto nível de dificuldade, tornou-se um palco onde Romilda pôde demonstrar não apenas seu conhecimento recém-adquirido, mas também sua determinação inabalável.
Romilda encarou a preparação para a OBMEP com seriedade e entusiasmo. Horas de estudo, resolução de problemas e revisão de conceitos matemáticos tornaram-se parte de sua rotina diária. Sua dedicação impressionou professores e colegas, que viram nela um exemplo de comprometimento com o aprendizado.
O dia da primeira fase da OBMEP foi repleto de emoções para Romilda. Enfrentar uma prova desafiadora ao lado de estudantes muito mais jovens poderia ter sido intimidante, mas ela manteve a calma e a concentração, aplicando todo o conhecimento que havia adquirido nos meses anteriores.
Quando os resultados foram anunciados, a surpresa e a alegria tomaram conta de Romilda e de todos ao seu redor. Ela não apenas havia participado da competição, mas conquistado uma medalha de menção honrosa, um feito notável para qualquer estudante, ainda mais considerando sua idade e histórico educacional.
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Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Jardins. Redatora do grupo Sena Online.