Identificou manchas brancas nas unhas e não sabe o que isso significa? Acredite, elas são mais comuns do que muitos pensam e essas marcas podem surgir por vários fatores.
A seguir, apresentamos as causas mais comuns para as manchas brancas nas unhas e o que fazer para cuidar delas. Continue a leitura para descobrir e coloque nossas dicas em prática!
Manchas brancas nas unhas: o que podem ser?
1. Pequenos traumas ou batidas
A causa mais comum das manchas brancas nas unhas é, na verdade, um pequeno trauma. Às vezes, sem perceber, batemos as mãos em algum lugar ou até mesmo pressionamos as unhas com força.
Esse impacto causa uma pequena lesão na unha, que aparece depois como uma mancha branca. Como as unhas crescem devagar, a marca pode levar semanas para surgir, inclusive para desaparecer.
Nesses casos, é só esperar. As manchas vão desaparecer conforme as unhas crescem e não há motivo para preocupação. Evite bater as mãos em superfícies ou objetos duros e mantenha as unhas hidratadas, pois isso ajuda a preservá-las.
2. Falta de nutrientes
As manchas brancas nas unhas também podem aparecer quando você está com falta de nutrientes no corpo. Elas são comuns na deficiência de zinco e cálcio, por exemplo, deixando as unhas mais frágeis e propensas a esses sinais.
Você consegue evitar esse problema melhorando sua alimentação. Basta incluir fontes de zinco e cálcio como carne, peixe, ovos, grãos integrais, iogurte e queijo.
Se o problema persistir mesmo após alterações na sua alimentação, procure um dermatologista. Ele pode solicitar exames para identificar deficiências nutricionais e indicar um suplemento para reposição.
3. Alergias a produtos
As unhas podem reagir a esmaltes, removedores de esmalte ou produtos de limpeza, indicando uma alergia. As manchas brancas surgem durante reações alérgicas, deixando as unhas frágeis e quebradiças.
Para evitar esse problema, fique de olho se as manchas surgem após utilizar algum produto. Em caso positivo, não o use mais. Outra possibilidade é substituí-lo por um produto hipoalergênico ou utilizar luvas ao manuseá-lo.
4. Fungo nas unhas
A infecção fúngica pode causar manchas brancas nas unhas. Geralmente, o fungo também deixa a unha amarelada, mais grossa e quebradiça. Esse tipo de infecção é mais frequente nas unhas dos pés, nas quais os fungos encontram um ambiente mais úmido e propício à proliferação.
Identificou esses sinais nas suas unhas? Neste caso, o correto é procurar um dermatologista para confirmar o diagnóstico. O tratamento pode incluir o uso de cremes antifúngicos ou medicamentos específicos. Quanto mais cedo você tratar, melhor!
5. Doenças e problemas de saúde
As manchas brancas podem estar associadas a problemas de saúde, como doenças do fígado, rins ou até algumas condições autoimunes.
Nesses casos, as manchas aparecem acompanhadas de outros sintomas. Por isso, é importante observar se você sente alguma outra coisa que não estava sentindo antes.
Caso as manchas persistam, aumentem ou venham acompanhadas de outros sintomas (como cansaço, perda de apetite ou dores), consulte um médico para fazer exames e verificar se está tudo bem.
6. Desidratação das unhas
A falta de hidratação pode ser vilã para as suas unhas, deixando-as frágeis e com manchinhas brancas. Isso é mais comum em pessoas que vivem em ambientes muito secos ou que costumam lavar muito as mãos.
Evite esse problema redobrando os cuidados com as mãos. Hidrate suas unhas e cutículas todos os dias com óleos ou cremes. Além disso, beba mais água.
Quando procurar ajuda?
Geralmente, as manchas brancas nas unhas não indicam algo grave e vão sumindo com o tempo. Mas se elas persistirem, aumentarem ou estiverem acompanhadas de outros sintomas, procure orientação médica para verificar se está tudo certo com sua saúde.
Siga e inscreva-se no nosso canal no YouTube: Curioseando
Formada em Letras. Redatora. Revisora. Criativa. Apaixonada por séries. Possivelmente a pessoa mais organizada que você já conheceu.