Está sofrendo com a internet lenta? Antes de jogar o roteador pela janela, calma! Às vezes, o problema pode ser resolvido com alguns truques simples.
Aqui, você descobre dicas para melhorar a velocidade da internet. Bora conferir e testar algumas para melhorar sua experiência, sem passar mais nervoso?
10 Dicas para melhorar a velocidade da internet
-
Posicione o roteador no lugar certo
Seu roteador fica escondido atrás do sofá ou dentro do armário? Saiba que esse pode ser o motivo da sua internet lenta! O ideal é deixar o roteador em um lugar central da casa e num ponto alto, como na estante.
Ao posicionar o equipamento em um local estratégico e central da casa, o sinal chega mais longe e sem obstáculos. Assim, o Wi-Fi chega até mesmo em cômodos mais distantes.
-
Confira a quantidade de dispositivos conectados
Se todos os equipamentos da casa estão usando o Wi-Fi ao mesmo tempo, a internet ficará mais lenta. Cada celular, tablet, smart TV ou videogame conectado divide a velocidade.
Para reverter essa situação, veja quais aparelhos não estão sendo utilizados e aproveite para desconectá-los. Dessa forma, dá para aumentar a velocidade no que você mais precisa.
-
Atualize o roteador e o modem
Parece besteira, mas às vezes uma simples atualização pode melhorar a performance do seu roteador. Não há muitos segredos para reiniciar e atualizar, basta desligar o equipamento da tomada, aguardar 10 segundos e religar.
Dependendo da sua operadora, é possível acessar o app da empresa para verificar se há alguma atualização disponível. Siga as orientações do aplicativo para fazer o procedimento.
-
Use um cabo Ethernet
Está com a internet lenta no computador? Talvez seja hora de voltar às raízes. Conectar o PC ou notebook direto no roteador com um cabo Ethernet geralmente garante mais estabilidade e velocidade.
O Wi-Fi é prático, mas não é tão eficiente quanto o cabo, por isso se tiver urgência em melhorar a velocidade, essa dica é uma boa solução para o problema.
-
Evite interferências
O micro-ondas e até o telefone sem fio podem interferir no sinal Wi-Fi. Se o seu roteador está muito perto desses aparelhos, tente afastá-lo um pouquinho.
Além disso, paredes muito grossas ou de concreto também atrapalham o sinal. Portanto, se ele não chega a cômodos com paredes mais robusta, esse pode ser o motivo.
-
Mude o canal do Wi-Fi
Sabia que seu roteador tem canais de transmissão? Se muitos vizinhos usam o mesmo canal, sua conexão pode ficar congestionada. Para resolver isso, entre nas configurações do roteador e escolha outro canal menos disputado. Existem apps que ajudam a identificar qual é o mais livre.
-
Invista em um repetidor de sinal ou mesh
Se o Wi-Fi não chega bem em alguns cômodos, talvez seja hora de investir em um repetidor de sinal ou num sistema de internet mesh. Esses dispositivos ampliam o alcance do sinal, resolvendo o problema de áreas mortas.
-
Faça um teste de velocidade
Antes de reclamar com a operadora, faça um teste de velocidade (é só procurar no Google por “teste de velocidade” e usar qualquer site confiável para verificação).
Se a velocidade estiver muito abaixo do plano contratado, pode ser hora de entrar em contato com o suporte técnico para verificar o que pode ser feito para melhoria.
-
Cuidado com aplicativos em segundo plano
No computador ou celular, alguns apps podem estar usando a internet sem você perceber, como atualizações automáticas ou downloads. Dá uma olhada no gerenciador de tarefas e fecha o que não for essencial. Isso ajudará a melhorar a velocidade da sua internet.
-
Troque o plano ou a operadora
Se nenhuma das dicas funcionar e você ainda está sofrendo com a lentidão, é hora de mudar para um plano melhor ou trocar de operadora. Mas, antes de decidir, pesquise bem para não correr o risco de trocar seis por meia dúzia.
Siga e inscreva-se no nosso canal no YouTube: Curioseando
Formada em Letras. Redatora. Revisora. Criativa. Apaixonada por séries. Possivelmente a pessoa mais organizada que você já conheceu.