Sua conta de luz está vindo alta? Algumas mudanças simples no dia a dia podem ajudar a reduzir o consumo e deixar a conta mais leve, sem prejudicar seu orçamento mensal.
Neste artigo, você confere o que fazer para economizar. Continue a leitura para descobrir e aprender a poupar energia elétrica. Seu bolso agradece!
9 Dicas para economizar na conta de luz que funcionam de verdade
1. Aproveite ao máximo a luz natural
Nem sempre a gente precisa de luz artificial, principalmente durante o dia. Por isso, abra as janelas, deixe a luz natural entrar e, se possível, use cortinas mais claras que ajudam a iluminar o ambiente. Isso diminui a necessidade de acender lâmpadas e permite economizar.
2. Troque as lâmpadas comuns por LED
As lâmpadas de LED podem ser um pouco mais caras na hora da compra, mas, a longo prazo, elas consomem bem menos energia e duram mais. Trocar as lâmpadas da casa por LEDs é um investimento que se paga rapidinho, já que elas gastam até 80% menos energia em comparação às lâmpadas incandescentes ou fluorescentes.
3. Cuidado com o “modo stand-by”
Aquela luz vermelha que fica acesa nos aparelhos desligados, como a TV e o micro-ondas, também consome energia. Pode parecer pouco, mas esse consumo somado de vários aparelhos ao longo do mês faz diferença.
O ideal é desligar tudo da tomada quando não estiver usando. Uma dica prática é investir em um filtro de linha, que permite desligar todos os aparelhos de uma vez só.
4. Use os eletrodomésticos de forma estratégica
Alguns eletrodomésticos têm um consumo de energia alto, então, usá-los de forma estratégica ajuda bastante. Quando for usar o ferro de passar roupa, por exemplo, espere acumular uma quantidade maior de peças para passar de uma vez só.
Essa dica também vale para a máquina de lavar: encha o eletrodoméstico com o máximo permitido de roupas, economizando água e energia elétrica de uma só vez.
5. Atenção ao ar-condicionado e aquecedores
O ar-condicionado e os aquecedores são vilões da conta de luz. Se o uso for indispensável, procure utilizá-los de forma consciente. No caso do ar-condicionado, mantenha o filtro sempre limpo e regule a temperatura para 23°C, que é uma média ideal para o conforto e o consumo consciente. Outra dica é fechar portas e janelas para não deixar o ar frio escapar e exigir mais do aparelho.
6. Desligue as luzes ao sair do cômodo
Essa dica é clássica, mas ainda muita gente esquece! Parece simples, mas sair do ambiente e desligar a luz faz diferença no fim do mês. Habitue-se a sempre apagar a luz quando não estiver usando o espaço.
E, se precisar de uma ajuda extra, os sensores de presença podem ser uma boa ideia para locais de passagem, como corredores e garagem. Eles permitem um uso inteligente da energia elétrica, ajudando a economizar no consumo.
7. Escolha eletrodomésticos com selo Procel
Ao comprar novos eletrodomésticos, dê preferência para aqueles que têm o selo Procel de economia de energia. Esses produtos foram testados e comprovadamente consomem menos energia.
Os eletrodomésticos com o selo podem custar um pouco mais, mas ajudam a reduzir o gasto de eletricidade e representam uma economia no longo prazo.
8. Tire o carregador da tomada
Quando deixamos o carregador de celular na tomada, ele continua consumindo energia, mesmo sem o celular estar plugado. A dica é tirar o carregador da tomada sempre que terminar de carregar o celular ou o tablet.
Com essa simples atitude, você evita o chamado “consumo fantasma”, que parece pouco, mas pode impactar negativamente sua conta de energia elétrica no final do mês.
9. Prefira o ventilador ao ar-condicionado
Sempre que puder, escolha usar o ventilador. Ele consome menos energia que o ar-condicionado e ajuda a refrescar o ambiente. Nos dias mais quentes, uma combinação de ventilador e umidificador também pode ser uma boa saída para manter a casa fresquinha sem pesar tanto na conta de luz.
Siga e inscreva-se no nosso canal no YouTube: Curioseando
Formada em Letras. Redatora. Revisora. Criativa. Apaixonada por séries. Possivelmente a pessoa mais organizada que você já conheceu.