A pressão alta, ou hipertensão, é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo. E o pior: muitas vezes, a gente nem percebe que tem! O diagnóstico só chega quando apresentamos algum sintoma, como tontura, dor de cabeça ou complicações cardíacas.
Você foi diagnosticado com pressão alta recentemente? Não precisa desanimar! Dá, sim, para baixá-la naturalmente e o segredo para isso é adotar hábitos saudáveis no seu dia a dia, como os que você confere a seguir!
7 Formas de baixar pressão alta
1. Reduza o consumo de sal
O sal é um dos maiores vilões para quem tem pressão alta. O excesso de sal faz o corpo reter líquido, aumentando a pressão nas artérias. A dica aqui é simples: corte o sal!
Mas calma, ninguém está dizendo para comer comida sonsa. Tente usar mais temperos naturais como alho, ervas frescas, limão e até vinagre. Eles vão dar sabor à comida sem excesso de sódio.
Outra dica de ouro é evitar alimentos industrializados. Eles têm muito sal, sobretudo os embutidos, enlatados e snacks prontos.
2. Mexa o corpo
A velha história de “preciso fazer exercícios, mas não tenho tempo” tem que acabar se você quer baixar pressão alta. Movimentar o corpo reduz a hipertensão de forma natural.
E não precisa ser atleta de maratona. Comece com algo simples: uma caminhada de 30 minutos por dia já faz a diferença. O ideal é manter uma rotina de atividade física, seja caminhar, nadar, dançar ou andar de bicicleta.
Os exercícios aeróbicos são aliados, porque controlam melhor a pressão. E o mais legal é que você ainda melhora o humor, o que ajuda a reduzir o estresse, que é outro fator que eleva a pressão.
3. Controle o estresse
Falando em estresse, ele contribui para que se tenha pressão alta. O coração bate mais rápido quando estamos estressados e as artérias ficam apertadas, aumentando a pressão. A solução, nesse caso, é relaxar!
Tente reservar um tempinho no seu dia para fazer algo que você gosta. Pode ser ouvir música, meditar, fazer ioga ou até dar uma caminhada ao ar livre. Técnicas de respiração também são ótimas para acalmar a mente e baixar a pressão no ato.
4. Dê adeus ao cigarro
Se você fuma, é hora de repensar esse hábito. O cigarro faz mal ao pulmão e aumenta a pressão arterial. Cada vez que você dá uma tragada, sua pressão sobe temporariamente, mas a longo prazo, os efeitos são ainda piores.
Ao parar de fumar, o corpo começa a se recuperar aos poucos e a pressão arterial diminui em poucas semanas. Abandone esse hábito e tenha mais saúde!
5. Diminua o consumo de álcool
O consumo excessivo de álcool pode aumentar a pressão arterial. A recomendação é evitar, mas se for consumir faça uma ingestão moderada. E sempre se lembre de beber água junto, para ajudar o corpo a processar o álcool.
6. Invista em uma alimentação saudável
A dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras pode ajudar a manter a pressão controlada. Especialmente os alimentos ricos em potássio (banana, batata doce e espinafre) são aliados, pois ajudam a equilibrar os níveis de sódio no corpo.
Além disso, tente cortar as gorduras ruins, como frituras e fast food, e inclua mais gorduras boas, por exemplo, azeite de oliva, abacate e castanhas.
7. Durma bem
O sono ajuda o corpo a se regenerar e quem dorme mal possui mais chances de ter hipertensão. Tente dormir pelo menos de 7 a 9 horas por noite e crie uma rotina de sono, o que envolve evitar eletrônicos de noite e manter o quarto escuro e silencioso.
Para ver mais curiosidades, siga e inscreva-se no nosso canal no YouTube: Curioseando
Formada em Letras. Redatora. Revisora. Criativa. Apaixonada por séries. Possivelmente a pessoa mais organizada que você já conheceu.