A proteína é um nutriente importante para o corpo e escolher as fontes certas desse macronutriente ajuda a manter a saúde em dia. A carne, curiosamente, é uma das principais fontes de proteína.
Se você é carnívoro e quer aumentar a ingestão de proteína, vale a pena incluir o consumo de determinadas carnes em sua refeição. Aqui, você confere quais carnes têm mais proteína. Bora descobrir?
Por que as proteínas são importantes para a saúde?
As proteínas participam de praticamente todas as funções do corpo. São importantes para a construção e reparação de tecidos, incluindo músculos, pele, cabelos e unhas.
Atuam no transporte de oxigênio pelo sangue, na produção de hormônios e enzimas e fortalecem o sistema imunológico. As proteínas melhoram a recuperação muscular e são fundamentais para quem quer ganhar força e definição.
Daí a importância de consumir proteína no dia a dia: seu organismo funciona corretamente e você ainda pode contar com benefícios estéticos um corpo mais enxuto e definido.
4 Carnes que têm mais proteína
Depois de descobrir a importância da proteína, chegou o momento de conferir quais carnes possuem altas taxas desse macronutriente. A seguir, você conhece as principais:
1. Carne vermelha – 35 gramas de proteína por 100 gramas
A carne vermelha é campeã em proteína! A porção de 100 gramas de cortes como o patinho e o filé mignon têm aproximadamente 35 gramas de proteína.
Também é rica em ferro, um mineral essencial para prevenir a anemia e que auxilia na formação de glóbulos vermelhos. Contém zinco e vitaminas do complexo B, que fortalecem o sistema imunológico e mantêm o cérebro saudável.
Insira a carne vermelha em suas refeições na versão grelhada ou cozida, pois esses preparos demandam menos uso de gordura.
2. Lombo de porco – 35 gramas de proteína por 100 gramas
Se você é do time que acha que carne de porco é muito gordurosa, saiba que isso não se aplica a todos os cortes. O lombo é uma opção magra e rica em proteínas.
Também possui vitaminas do complexo B, como a B1 e B6, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso. A carne de porco também fornece zinco e ferro, que são essenciais para a saúde e disposição.
O lombo de porco fica incrível em preparos assados, utilizando pouca gordura no cozimento. Experimente assá-lo com legumes e temperos!
3. Filé de frango – 31 gramas de proteína por 100 gramas
O filé de frango é uma excelente opção para quem quer evitar carnes vermelhas. Além disso, é ótimo para quem está de dieta, pois tem baixo teor de gordura.
O frango é versátil e fácil de incluir em receitas, e ainda fornece nutrientes como niacina e selênio, que são importantes para o metabolismo e a saúde celular.
Dá para prepará-lo cozido em pedaços, desfiado para lanches, grelhado, entre outras formas. Sempre maneire na gordura nas preparações e capriche no tempero para garantir um prato delicioso.
4. Peixe – 27 gramas de proteína por 100 gramas
Os peixes também são ótimas fontes de proteína. É verdade que eles têm um pouco menos que as outras carnes da lista, mas o teor de proteína ainda é considerável e eles possuem a vantagem de serem ricos em ômega-3.
O ômega-3 é um ácido graxo excelente para a saúde do coração. Esse nutriente controla o colesterol e reduz inflamações. O atum e o salmão são ótimos exemplos de peixes ricos em proteína e ômega-3.
Outras vantagens de consumir carnes ricas em proteínas
O consumo de carnes com alto teor de proteína traz benefícios extras, como o controle do apetite. A proteína dá maior saciedade ao longo do dia, sendo útil para quem quer controlar o peso ou emagrecer com saúde.
As carnes também são fontes de nutrientes como vitaminas, minerais e ácidos graxos, podendo compor uma dieta balanceada e nutritiva. Aproveite para inseri-las em sua alimentação!
Siga e inscreva-se no nosso canal no YouTube: Curioseando
Formada em Letras. Redatora. Revisora. Criativa. Apaixonada por séries. Possivelmente a pessoa mais organizada que você já conheceu.