Tomar um banho quentinho e relaxante pode transformar o dia, principalmente quando ele foi cansativo e corrido. Mas, por incrível que pareça, nem sempre a gente toma banho da forma certa e comete erros que podem prejudicar a saúde.
Neste artigo, você confere quais são os erros mais comuns ao tomar banho. Continue a leitura para descobrir e aproveite para evitar esses deslizes, protegendo sua saúde eficazmente.
5 Erros ao tomar banho que são prejudiciais à saúde
1. Tomar banho com água muito quente
Quem nunca exagerou na temperatura da água num dia frio? A sensação de um banho quente pode ser incrível, mas a pele não curte tanto assim. A água muito quente tira a oleosidade natural da pele, que funciona como uma proteção. Com o tempo, o resultado é uma pele ressecada, sensível e, em alguns casos, com rachaduras.
O banho quente é ainda mais prejudicial se você já sofre com pele seca, eczema ou psoríase. A dica é optar pela água morna, que vai limpar sem causar ressecamento. E, para quem não vive sem um banho quentinho, tente terminar com um enxágue rápido em água morna, pelo menos.
2. Usar um sabonete inadequado
Quem tem algum problema de pele precisa olhar além do aroma ao escolher um sabonete. Para peles sensíveis, ressecadas ou com condições como a dermatite, a escolha do sabonete faz toda a diferença.
Os sabonetes mais agressivos podem acabar removendo a proteção natural da pele e causar irritações. A melhor opção é procurar por sabonetes suaves, que mantenham o equilíbrio da pele.
Sabonetes hidratantes ou com pH neutro são ideais para quem tem pele delicada. Se precisar, um dermatologista pode indicar o tipo de sabonete mais adequado para o seu caso.
3. Lavar a mesma área várias vezes
Se você esfrega o sabonete na mesma área várias vezes para garantir a limpeza, vale um alerta. O excesso de sabão pode até dar sensação de que tudo está limpo, mas o uso em exagero causa o famoso efeito rebote, ou seja, ao tentar limpar demais, você acaba prejudicando a pele.
Isso acontece porque o sabonete em excesso resseca a pele e pode desequilibrar o pH, deixando-a mais propensa a irritações e ressecamento. A dica é simples: uma camada de sabonete bem espalhada já é suficiente! E não precisa esfregar demais a pele.
4. Não trocar a toalha com frequência
A toalha também precisa de atenção! Usar a mesma peça por muito tempo pode se tornar um terreno fértil para bactérias e fungos. As toalhas úmidas, principalmente quando não secam completamente, acumulam uma quantidade enorme de microrganismos como os fungos. Os resultados podem ser alergias, coceiras, irritações e, em casos mais extremos, até infecções na pele.
O ideal é trocar a toalha pelo menos duas vezes por semana e deixar que ela seque completamente após cada uso e armazenamento. Se possível, pendure-a em um lugar bem ventilado e ensolarado para evitar o acúmulo de umidade.
5. Usar esponja de banho
As esponjas de banho parecem úteis para uma esfoliação e limpeza mais caprichada, mas elas também têm seus pontos negativos. Elas podem acumular bactérias e fungos entre suas fibras, especialmente se ficam úmidas por muito tempo. Além disso, esponjas mais abrasivas tiram a camada protetora da pele, deixando-a mais sensível e vulnerável.
Caso você goste de esfoliar a pele de vez em quando, opte por fazer isso com um produto suave, e limite o uso da esponja a uma vez por semana, no máximo. E lembre-se de higienizar bem a esponja e deixá-la secar totalmente após cada uso. Outro cuidado é trocá-la assim que notar que está ficando desgastada ou com pontos de mofo.
Siga e inscreva-se no nosso canal no YouTube: Curioseando
Formada em Letras. Redatora. Revisora. Criativa. Apaixonada por séries. Possivelmente a pessoa mais organizada que você já conheceu.